Capítulo 2

Paulo exorta a não ser ungido
voluntariamente com o antigo jugo do
espírito de contradição.

  1. Que ninguém mais perturbe a vossa consciência, nem um bispo e sacerdote sem mandato (de Deus), nem um dia santo, nem o antigo sábado e a lua nova.
  2. nem um templo, um sacrifício cerimonial e vestes bordadas, nem tampouco comida e bebida!
  3. Sede moderados ao comerdes e beberdes, — isso é bom para o espírito, a alma e o corpo, sendo agradável ao Senhor!
  4. Mas se alguém disser e ensinar e exigir: "Este e aquele ali­mento não deve ser comido por ser impuro segundo Moisés!" —
  5. então eu replico: Moisés e os profetas tiveram em Cristo sua consumação e libertação; a nós, porém, o Senhor não proibiu nenhum alimento, já que Ele Mesmo comia e bebia com peca­dores e publicanos
  6. exclamando: "O que comes, não te profana; mas sim o que vem de teu coração, como: más palestras, maus desejos, avareza, inveja, homicídio, ira, gula, luxúria, adultério e outros tais —, isso é o que sempre profana o homem!"
  7. Uma vez que possuímos tal Evangelho Dele Mesmo, o único Senhor de toda Glória, quão grandes tolos deveríamos ser se devêssemos voluntariamente deixar-nos prender de novo sob o antigo, duro jugo?!
  8. Para que serve a sombra que teve, a partir de Moisés, um presságio profético para o que se cumpriu perante nossos olhos — para que serve, digo, para NÓS que nos tornamos UM corpo com Cristo e em Cristo?!
  9. Mas eu vos rogo e até imploro: Não aceiteis como guia espiri­tual alguém que se apresenta, por escolha deliberada, em toda humildade e completa espiritualidade dos anjos do Céu, sem jamais ter visto e ouvido algo deles, mas que por isso fica tanto mais presunçoso em sua mera inclinação carnal,
  10. não atendo-se à cabeça da qual todo o corpo recebe energia através dos membros, articulações e juntas, mantendo-se e segurando-se mutuamente, e crescendo assim para uma grandeza divina,
  11. mas atendo-se apenas à sua própria mente que está cheia de imundície, de egoísmo, de fraude e mentira, cheia de ambição de poder, avareza e inveja!
  12. É justamente este o estado de quem quer arvorar-se na pretensão de ser chamado pelo Senhor e por mim, e em seguida eleito por vós!
  13. Eu vos digo: Este tem o espírito do diabo em si e anda entre vós como um lobo em pele de carneiro, como um leão faminto que ruge procurando ardentemente vos devorar.
  14. Por isso, desalojai-o quanto antes de seu lugar, voltando de novo para Ninfa, cuja casa é uma justa comunidade de Cristo!
  15. Pois, vós morrestes com Cristo para o mundo e seus estatutos; por que razão quereis então deixar-vos capturar de novo pelos estatutos do mundo como se ainda vivêsseis nele?!
  16. Mas a casa de meu querido irmão Ninfa manteve-se fiel em sua liberdade assim como eu a dei a ele por Jesus Cristo, o Senhor desde Eternidade.
  17. Ninfa reconheceu o lobo assim como eu o conheci pelo Espí­rito de Deus que está em mim e sempre me impele, atrai e ensina nas diversas coisas da única, justa sabedoria perante Deus, como é também o caso com o irmão Ninfa.
  18. Por isto exorto-vos com toda força do justo zelo em Cristo, o Senhor, que não deixeis de dirigir-vos a Ninfa, tornando-vos de novo uma comunidade com sua casa.
  19. Não escuteis os que dizem com ar hipócrita: "Não toques nisto, não saboreies aquilo, não faças isto e aquilo!" Trata-se de uma instituição humana sem fundamento, pois tudo isso sempre se consome às escondidas;
  20. mas prestai atenção ao que eu vos digo pelo Espírito de Cristo que está em mim, para que vos torneis de novo livres e verdadeiros e verdadeiros coerdeiros de Jesus Cristo no Reino de Deus, que é vivo em vós!
  21. Ó irmãos, pensai em que vos podem servir os que mostram pretensiosos! — a aparência da sabedoria é uma falsa e hipócrita espiritualidade e humildade,
  22. afirmando: "Se olhares uma mulher, já pecaste; se comeres um alimento impuro, proibido por Moisés, te tornaste impuro o dia inteiro; e se tocares um pagão, falando com ele mais do que três palavras, deves anunciá-lo ao sacerdote do Templo para que te purifique perante Deus!", —
  23. mas sendo eles mesmos cheios de imundície, de avareza e luxúria, negociando secretamente com todos os pagãos e empregando todas as suas forças para não perder a clandestina ami­zade?!
  24. Mas eu digo: O corpo tem suas necessidades, assim como o espírito. Por isso, deveis dar-lhe em medida justa o que Deus destinou para ele, comendo o que se oferece no mercado; pois o corpo precisa de cuidados assim como o espírito de liberdade. Sede, pois, livres, e não escravos dos cegos tolos do mundo!
  25. Que se poderia dizer de louvável de alguém que jejuou em seu estômago, mas cujo coração está repleto de maus pensa­mentos, desejos e cobiças?!
  26. Não seria muito mais prudente jejuar no coração e não no es­tômago?! Como podeis ser tão tolos que se vos faça crer ser mais agradável ao Senhor comer um peixe em azeite em lugar de outra carne de um animal de sangue quente, e a gordura dele em vez de azeite?!
  27. Mas eu vos digo: Comei sempre, pesando e medindo o que gos­tais e o que faz bem à saúde de vosso corpo; bebei vinho com água como também eu o faço, se é que posso servir-me, não tendo escrúpulos nisso, e agireis bem também a esse respeito!
  28. Pois o Senhor não acha prazer no jejum do estômago, e sim no do coração; no coração jejuai, pois, dia e noite, e jejuareis no espírito e na verdade.
  29. Mas da mesma maneira como vós quereis jejuar conforme a hipócrita doutrina daquele que finge não estar mais na Terra senão com um só pé, estando todo o resto já no Céu — assim jejuam também todos os pagãos que nos dias de festa comem os mais refinados petiscos, cobiçando-os então mais do que num dia comum com sua comida quotidiana.
  30. Já que ressuscitastes com Cristo — QUE vos importa o que é abaixo no mundo, e para que fim procurais satisfazer os esta­tutos mundanos que são obras dos homens?
  31. Buscai as coisas lá do Alto onde Cristo está assentado à direita do Pai — isso convirá melhor para vós do que todas as lou­curas do mundo sem nenhum valor!
  32. Tendo sido despertados no espírito e ressuscitados com Cristo,sois de fato do Alto e não de baixo; buscai, pois, também o que é de cima, mas não o que é de abaixo na Terra!
  33. Pois morrestes para o mundo e vossa vida está oculta juntamente com Cristo em Deus.
  34. Quando Cristo, que agora é a vossa vida, Se manifestar, então vós também sereis manifestados com Ele, em Glória!
  35. Fazei, pois, morrer de novo vosso mundo que se encontra em muitos membros na Terra, assim como os membros de vosso corpo com os quais cometestes e quereis cometer de novo pros­tituição, impureza, paixão, lascívia, desejo maligno, cobiça, in­veja e avareza; em tudo isto consiste a verdadeira idolatria dos pagãos.
  36. E evitai sobretudo a mentira, pois ela é a mais próxima descen­dente de Satanás! Despi-vos do velho homem, e revesti-vos do novo homem em Cristo que se refaz para o conhecimento se­gundo a Imagem Daquele que o criou!